Pontos fortes da edição passada


Na edição de 2021, que por força da pandemia só foi possível decorrer online, o festival ganhou uma dimensão internacional e soube encontrar nessa circunstância atípica uma mais-valia.

De Ronda Poética passou a chamar-se Ronda Leiria Poetry Festival e, durante 10 dias, Leiria foi um ponto de encontro à escala global, colocando lado a lado poetas, pensadores e artistas conhecidos do público português com outros que são referência nos seus países de origem e até internacionalmente, mas que não o eram em Portugal.

Ao lado do filósofo francês Gilles Lipovetsky esteve Tyehimba Jess (Prémio Pulitzer for Poetry em 2017); Arthur Sze (vencedor do National Book Award for Poetry em 2019 e finalista do Pulitzer Prize for Poetry em 2015), Will Harris (finalista em 2020 do T.S. Eliot Prize e vencedor do Forward Prize for Best First Collection), Tara Bergin (finalista do T.S. Eliot Prize e do Forward Prizeem 2017), Ida Vitale (Prémio Cervantes em 2018), Yoko Tawada (japonesa que vive em Berlim e é celebrada pelo domínio e reinvenção da escrita tanto em japonês como em alemão), Bejan Matur (poeta curda que transita entre a tragédia e o místico, um dos nomes mais ilustres da poesia que emerge do Médio Oriente) e ainda Anne Michaels, Gioconda Belli, Nathalie Handal, Lebo Mashile, o angolano Ondjaki ou os norte-americanos Jack Hirschman (nome da geração beat) e Reginald Dwayne Betts, que descobriu a vocação na cadeia depois de ser condenado aos 16 anos por carjacking, tornando-se depois um poeta premiado, advogado de renome em defensória pública e palestrante requisitado em todo o mundo.

E o inverso também é verdadeiro: poetas da lusofonia – como João Luís Barreto Guimarães e a brasileira Marília Garcia – foram dados a conhecer na Ásia ou na América.

Destaque-se ainda a participação de Ana Luísa Amaral, Nuno Júdice, Rui Manuel Amaral, Margarida Vale de Gato, Matilde Campilho, entre muitos outros que enriqueceram a edição de 2021 do Ronda Leiria Poetry Festival.

Ao todo foram mais de 200 convidados oriundos de cerca de 40 países, que se apresentaram em entrevistas, conferências, debates, workshops, vídeo-poemas, espetáculos musicais e performances poéticas.


III Edição - 2019

20-24 março, 2019

II Edição - 2017

17-22 março, 2019