Leiria Poetry Festival

O Ronda

Neste tempo de exceção que atravessamos, Leiria ousou lançar um desafio à escala global: organizar um evento centrado na beleza e potência da linguagem poética.
Entre 12 a 21 de Março, mais de 200 convidados oriundos de cerca de 40 países vão apresentar-se em entrevistas, conferências, debates, workshops, vídeo-poemas, espetáculos musicais e performances poéticas.

RONDA Leiria Poetry Festival é o ponto de encontro.

+200 participants

Will present themselves in interviews, conferences, debates, and more.

40 countries

Convidados oriundos de cerca de 40 países

65h de programação

Programação vasta e gratuita,acessível a todos durante 10 dias

Depoimentos

“A poesia está na rua” foram as palavras escolhidas por Sophia de Mello Breyner para descrever a liberdade.
Em Leiria a poesia é metáfora para a ousadia do fazer acontecer Cultura. Para o movimento mundial de vontades e partilha, uma imensa Ronda de humanismo."

Anabela Graça

Vereadora da Cultura

“Natália Correia dizia que se as crises não forem geradoras de grandes audácias mais vale chamar-lhes agonia! A partir de Leiria, o Ronda Leiria Poetry Festival ousou unir o mundo numa linguagem comum: a Poesia! Aparentemente babélico, este festival é espaço de entendimento, de linguagem universal, de encontros, de comoção - de Vida!”

Celeste Afonso

Coordenadora e curadora

“O que pode a poesia? “Salvar o minuto”, como cravou Matilde Campilho? Salvar uma existência inteira, como provam Reginald Dwayne Betts e Bejan Matur? Ronda - uma festa que celebra o desejo ou a necessidade de dizer algo, mas também os processos de criação da linguagem poética. Comprometida com o seu tempo, Leiria abre-se para ouvir as vozes de todo o mundo.”

Mirna Queiroz

Curadora

“Através do Ronda e da Poesia, saímos à rua com a música das palavras e viajamos pelo mundo. Num tempo em que a cultura, a imaginação e a resiliência caminham juntas, é imperativo continuarmos a partilhar, a dar e a receber. Juntem-se a esta Ronda que começa em Leiria, mas acaba onde os nossos corações quiserem.”

Ana Miranda

Curadora e Produtora

“A Poesia é a essência da alma transposta em versos manejados pela comoção, um silêncio virtuoso modulando a liberdade. Rondemos de Leiria para o Mundo no assombro livre de um Poema.”

Paulo Costa

Curador

“Voltar às janelas
No primeiro confinamento, nas janelas, viradas para o sol, plantavam-se, em vasos, manjericão ou cominhos. Havia pessoas a cantar.
O que desejo para este festival, é que dos vasos para além de nascer manjericão - que já por si é poesia - nasçam, agora, crianças, ou adolescentes, que queiram ler, recitar e cantar poesia.”

Xana Vieira

Curadora

Leiria poetry festival

Participants

Programação

What's happening

Organization and Production