“Que nem a terra nem o céu te domem” (Miguel Torga)


A cidade de Leiria prepara-se para acolher a IV edição do festival que traz a poesia ao Centro. De 22 a 25 de abril de 2022, a poesia é liberdade nas vozes dos poetas.

Sob o mote «Poesia é liberdade» e inspirada pelo verso pungente de Miguel Torga, «Que nem a terra nem o céu te domem», em 2022 a RONDA assume um lugar de destaque entre os eventos mais marcantes do panorama literário nacional.

Durante 4 dias, referências maiores da poesia portuguesa estarão ao lado de autores locais e convidados internacionais, numa programação aliciante e variada, em que a poesia é a matriz, em diálogo com outras expressões artísticas: a música, a dança ou o teatro.

Conversas, mesas-redondas, tertúlias, concertos e apresentações de livros vão espalhar poesia por diversos espaços da cidade, reforçando a sua relevância como polo de criação e divulgação artística, que lhe valeu já o reconhecimento como Cidade Criativa da UNESCO.

Depois de uma edição passada exclusivamente online, que apostou numa forte componente internacional, em 2022 o Ronda Leiria Poetry Festival recupera a dimensão presencial e reforça a proximidade e partilha com o público. Além de trazer poetas e músicos consagrados, o festival envolve pela primeira vez a comunidade e as instituições locais com iniciativas que levam a poesia a públicos mais abrangentes e espaços menos óbvios: das escolas e IPSS à prisão e ao hospital.

De 22 a 25 de abril, a palavra poética vai ser o fio condutor e Leiria o ponto de encontro.

Nesta IV edição, o Ronda Leiria Poetry Festival conta com a curadoria principal de Luís Filipe Castro Mendes, também ele autor de uma vasta e premiada obra poética.

«Poesia liberdade livre», proclamava Rimbaud. A Ronda Poética comemora o aniversário do 25 de Abril, trazendo vozes de poetas que se bateram pelas liberdades, quer as políticas, quer as sociais e que lutaram contra a ditadura e contra todas as formas de exclusão e discriminação na sociedade.

A Poesia é Liberdade nas vozes dos poetas.


Organização: Câmara Municipal de Leiria, Leiria Cidade Criativa da Música UNESCO e Livraria Arquivo

Curadoria: Luís Filipe Castro Mendes e Paulo Costa

Design e conceção gráfica: Paulo Fuentez @macamecanica.com

Comunicação: Gabinete de Comunicação da Câmara Municipal de Leiria, Catarina Sacramento e João Brilhante